Novo Tratamento para Tuberculose

A tuberculose é uma doença que representa um grave problema de saúde pública no Brasil. O governo estima que 70 mil novos casos da enfermidade surjam a cada ano e, que destes, quase cinco mil resultem em óbito.

Essa doença é infecciosa e é transmitida de pessoa para pessoa. Por isso, quando alguém está tuberculoso deve evitar aglomeração de pessoas, especialmente, em lugares fechados.

Acompanhe o artigo para conhecer as principais causas, os sintomas recorrentes e como é feito o tratamento da enfermidade.

Causas da tuberculose

Quem causa a infecção da tuberculose são alguns tipos de bactérias que atacam principalmente os pulmões. A principal causadora é conhecida popularmente como Bacilo de Koch (BK) e tem o nome científico de Mycobacterium tuberculosis.

A doença é altamente contagiosa e é transmitida por meio da saliva. Assim, simples atos como falar, tossir e espirrar podem lançar a bactéria no ar. Com isso, quando outra pessoa aspirar o microrganismo, já vai ser contaminada.

O aparecimento da enfermidade está fortemente associado a questões sociais como a pobreza. Dessa forma, pessoas que se encontram em situação de rua são muito vulneráveis a contraírem a doença.

Outros grupos sociais que apresentam altas taxas de tuberculose são presos, pessoas portadoras do vírus HIV e indígenas.

Geralmente fatores que provocam uma queda na resistência do sistema imunológico favorecem o surgimento da enfermidade. Alguns deles são:

  • Alimentação ruim;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Falta de higiene.

Sintomas da tuberculose

Os sintomas da tuberculose podem demorar alguns meses e, em alguns casos, até anos para se manifestarem na pessoa contaminada. De forma geral, os sintomas mais recorrentes são:

  • Fraqueza e cansaço acentuados;
  • Falta de apetite e emagrecimento aparente;
  • Forte palidez;
  • Muito suor no período da noite;
  • Rouquidão;
  • Febres constantes no período da tarde.

Além desses, os pacientes com a doença normalmente apresentam uma tosse bem característica que inicialmente é seca e depois vai ficando com secreção por semanas seguidas. Dependendo do estágio da doença, essa tosse pode vir acompanhada de sangue ou pus.

Em estágios mais avançados, os sintomas evoluem para grande dificuldade de respiração, acúmulo de pus na região do pulmão o que pode provocar um possível colapso do órgão.

Tratamento para tuberculose

O tratamento da tuberculose é feito com antibióticos e produz resultados completamente satisfatórios se for realizado sem interrupções. O tempo necessário para uma pessoa ficar curada da doença é de seis meses, o que significa que durante esse período, todo o medicamento deve ser rigorosamente seguido.

Muitas pessoas acabam não respeitando esse prazo de seis meses e interrompem o uso dos remédios. Dessa forma, elas não ficam curadas da enfermidade e precisam recomeçar o tratamento.

A principal medida de prevenção da doença é a vacina BCG que deve ser aplicada em crianças. Depois que uma pessoa estiver contaminada, é necessário que ela evite o máximo possível estar no meio de agrupamentos de pessoas porque o contágio acontece por meio de tosse, espirro e mesmo da fala.

Para o tratamento ser 100% eficaz, o paciente deve seguir rigorosamente os seis meses de medicação sem nenhum tipo de interrupção.