Novo Tratamento para Trombose

A coagulação sanguínea é um processo natural do corpo humano. No entanto, por algumas razões, o corpo pode acabar desencadeando um processo de coagulação sem que haja necessidade e este problema é chamado de Trombose Venosa Profunda (TVP) ou apenas trombose, pois a formação de um coágulo desnecessário é conhecida como trombo.

Geralmente, ela ocorre em uma ou mais veias de membros superiores e inferiores, principalmente neste último caso. E se você deseja saber o que causa a trombose, bem como os seus sintomas e formas de tratamento, então continue lendo esse post e conheça mais sobre esse assunto!

Causas da trombose

A trombose acontece quando um coagulo é formado nas veias que estão situadas em partes inferiores do corpo, como pernas e coxas, provocando o bloqueio da circulação sanguínea nessas regiões.

Além disso, um coagulo pode desprender-se e se movimentar pelo sangue, indo parar nos pulmões, coração e cérebro, levando a um quadro de embolia.

A trombose pode ser causada por diversos fatores. Os mais comuns são:

  • Ficar imóvel por muito tempo: Por isso a trombose é uma doença de risco para pessoas que estão em repouso pós-operatório, em situações de imobilidade por causa de doenças ou mesmo aos que ficam por horas sentados dirigindo ou em viagens longas de avião e ônibus;
  • Gravidez (devido à pressão que membros inferiores sofrem);
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Obesidade (pressão nos membros inferiores);
  • Ter mais de 60 anos (quando há mais doenças cardiovasculares);
  • Fator genético (hipercoagulabilidade).

Sintomas da Trombose

Na maioria das vezes, a trombose é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas aparentes na fase inicial do problema. Por isso, é ideal estar atento a qualquer aspecto estranho no corpo, por exemplo:

  • Inchaço;
  • Dor aguda nas pernas e;
  • Vermelhidão nas pernas.

Se você notar a presença de algum dos sintomas descritos acima, não hesite em procurar um médico e fazer as avaliações necessárias, para saber se o que você tem realmente se trata de trombose.

Tratamento para trombose

O tratamento da Trombose é feito, geralmente, com anticoagulantes. Inicialmente, o paciente recebe certas doses de injeção com este medicamento na barriga e, depois, dependendo de sua situação, tomará anticoagulantes via oral por meses ou anos.

Depois de um caso de Trombose, os médicos avaliam as suas causas e indicam se a origem é genética (ou seja, se já havia uma predisposição para acontecer) ou eventual (quando o indivíduo vive uma circunstância especial, como uma viagem).

Caso seja a última opção, deve-se tomar anticoagulante oral por seis meses.

Mas, na maioria das vezes, o trombo acontece sem o paciente saber se há predisposição anteriormente. Por isso, atitudes do dia-a-dia podem ajudar a prevenir uma eventual trombose:

  • Investigue se há histórico de trombose ou outros problemas vasculares em sua família. Em caso afirmativo, é interessante pedir um exame de sangue para seu médico, a fim de saber como está a sua coagulação;
  • Fazer exercícios físicos é uma dica para melhorar o bem-estar do corpo e primordial para evitar uma trombose. Como sua principal causa é a falta de movimentos, exercitar-se bastante é nossa dica-chave;
  • Em caso de viagens longas (a partir de 6 horas), tenha cuidado. Procure fazer exercícios periódicos com as pernas, levantar-se e fazer alongamentos, pequenas caminhadas no avião ou ônibus, etc. O uso de meias longas para melhorar a circulação de sangue também é uma dica valiosa.

E então, gostou do artigo sobre trombose? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto!